Subscribe to our RSS Feeds
Hello, this is a sample text to show how you can display a short information about you and or your blog. You can use this space to display text or image introduction or to display 468 x 60 ads and to maximize your earnings.

Windows XP: como trocar placa-mãe sem formatar!

0 Comments »


Windows XP: como trocar placa-mãe sem formatar!



Quem é que não se irrita quando faz um upgrade de placa-mãe e tem que formatar seu sistema operacional por causa disto? Pensando em como contornar este inconveniente, resolvi pesquisar na net caminhos alternativos a este e descobri que existem 2 métodos diferentes para que seja possível o não-format em caso de troca de mobo. Os métodos são:

Reparo do sistema

Utilização da ferramenta Sysprep



O primeiro método todos conhecem: consiste em rodar o CD do XP e executar um reparo na instalação do sistema operacional, o que muitas vezes gera resultados indesejados, como instabilidade, lentidão, perda das configurações do sistema, perda de dados e perda das atualizações que já haviam sido instaladas.

O segundo método é o mais indicado, pois mantém as configurações/atualizações e tudo mais que você possa ter personalizado em seu sistema operacional. O Sysprep é uma ferramenta criada para que seja possível fazer uma espécie de imagem no HD e assim facilitar a vida dos colegas desenvolvedores. Devido à natureza deste tipo de trabalho, o hardware pode variar bastante de máquina para máquina, portanto é necessária uma configuração maleável (a nível de hardware) por parte do sistema operacional, para que ele possa ser testado em diferentes máquinas e configurações.

A idéia aqui é: instale seu SO, faça as devidas configurações/atualizações do mesmo, instale seus programas desejados e rode o Sysprep: ele removerá somente a parte de instalação de hardware do sistema operacional, mantendo programas, atualizações e demais configurações personalizadas para que você possa efetuar apenas as instalações do novo hardware que está substituindo. Show de bola isso né?

Depois que você rodar o Sysprep, o sistema será automaticamente desligado. Instale então a nova mobo. Quando o sistema for ligado pela primeira vez, já com a nova placa-mãe, detectará e pedirá drivers para os novos hardwares da mesma forma que é feito quando você instala o Windows do zero. Basta então instalar os drivers corretos, e pronto. O Windows é o mesmo, as configurações estão lá, atualizações, tudinho intacto.

Para facilitar, um passo-a-passo extremamente simples:



1 – Tenha à mão o CD da nova placa-mãe (se preferir, pode baixar os drivers mais atuais e deixá-los em uma pasta no HD ou ainda queimar um CD) para que você possa instalar tudo sem problemas quando o sistema iniciar pela primeira vez com a mobo nova.

2 – Crie uma pasta C:\sysprep (se a unidade em que está o SO for outra, substitua a letra da unidade pela correta). Extraia os arquivos do Sysprep 2.0 do CD do XP (support\tools\deploy.cab) para esta pasta que você criou no diretório raiz. Para extrair tais arquivos, utilize o WinZip ou WinRar. Se você não possui o CD do XP, o arquivo deploy.cab pode ser baixado:

Windows XP SP1 Deployment Tools (PT-BR).

Windows XP SP2 Deployment Tools (PT-BR).

3 – Depois disto feito, rode o Sysprep.exe que estará na pasta C:\sysprep.

4 – Selecione:

Usar microinstalação (normalmente esta opção já está marcada por padrão)

Detectar hardware não-plug and play

Clique em Lacrar novamente.

O sistema será automaticamente desligado quando a preparação for concluída.

5 – Substitua a placa-mãe.

6 – No primeiro boot após o processo, o sistema exibirá as telas de instalação de hardware de forma idêntica ao que ocorre em novas instalações do XP. Este é o setup da microinstalação.

7 – Durante a instalação dos novos hardwares, utilize-se do CD de sua nova placa-mãe ou drivers que você tenha baixado e que estejam em uma pasta do HD. O Windows vai pedir que você forneça o driver sempre que ele próprio não encontrar em seu banco de dados um driver adequado para o dispositivo em instalação.

8 – Uma vez instalados todos os drivers, está pronto! Nenhum procedimento extra é necessário...




Possíveis problemas com o Sysprep:



- Situações não suportadas pelo utilitário Sysprep (em inglês) :

- http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;828287

- STOP 0x0000007B or INACCESSABLE_BOOT_DEVICE




OBS:

O Sysprep exige SP1 no mínimo, caso contrário a senha do console de recuperação deixará de funcionar. Mais informações: The Password Is Not Valid error in recovery console.

Funciona no Windows 2000 se utilizada a versão 1.1 do Sysprep.

Funciona no Windows Server 2003 da mesma forma como descrito aqui.



Creditos : Dica do fórum do BABOO
18:35

0 Responses to "Windows XP: como trocar placa-mãe sem formatar!"

Postar um comentário